vista parcial Escola Gabriel e Igreja Matriz - Itaberá-SP

sexta-feira, 13 de julho de 2012

NAVEGANDO EM BUSCA DO CONCEITO DE HIPERTEXTO


Para imigrantes como eu no mundo das tecnologias, a arte de navegar traça um paralelo entre as ações executadas na busca da conceituação de hipertexto com a história das navegações pelo mundo. O entrar e sair de links remete a acertivas (ou não) da rota, como aconteceu também com o “achamento” do Brasil pelos portugueses. Neste caso o encontro de outros links foi excelente complemento de informações da pesquisa.
 Três descobertas valem menção neste espaço. A primeira é variedade de links abertos a partir de uma determinada palavra: textos, blogs, propagandas, sites comerciais de aprendizagem sobre informática, dentre outros. É um verdadeiro “mar” de possibilidades as quais devem ser selecionadas pelo usuário de acordo com sua necessidade. Este fator me faz lembrar uma preocupação dos professores alfabetizadores quanto a uma das habilidades a serem desenvolvidas no aluno: a leitura de seleção. Ora, a internet passa a ser então apenas uma ferramenta a mais para este trabalho, além de torná-lo prazeroso para nossos pequenos nativos do mundo das TICs.
 O segundo fator refere-se à definição de hipertexto encontrada na Wikipédia e o cuidado do leitor em não ater-se apenas ao primeiro texto que aparece na tela, já que apesar de muito bem explicitado o assunto, para fins acadêmicos este espaço de livre publicação em muitas universidades não é aceito como referência bibliográfica.
O terceiro e último comentário é uma somatória dos anteriores. Na página http:// www.slideshare.net é possível visualizar inúmeras conceituações sobre hipertexto interessantíssimas e com referências bibliográficas. A página parece o sumário de um livro.
As impressões do final desta viagem ratificam a mensagem do poema de Quiroga Navegação à Devira (p. 87 da apostila deste curso).  Deixo neste porto o convite aos colegas para continuarmos a adentrar este oceano de informações sobre hipertexto.

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