Essa emblemática questão de formação do
educador remete-me a uma metáfora: a arte do cultivo.
De um lado estão os personagem principais: natureza
e vida, sempre renascendo. É neste
contexto que apresento minhas reflexões sobre as mudanças que as TICs provocam
na vida do professor.
A arte de revirar o solo, lançar a semente,
regar vem se modificando continuamente. A beleza do broto que rasga o seio da
terra só acontece a partir das mãos habilidosas do lavrador. Como professora
posso escolher o tipo de canteiro que pretendo cultivar e preparar minha própria colheita. Para isso preciso
selecionar a minha semente e adubá-la adequadamente o que remete ao pensamento
de Nóvoa, a exigência da competência de
organização e de compreensão do conhecimento.
Sempre ouvi minha avó dizer que existem pessoas
que tem mão para o plantio. Acho que
esses indivíduos sabem mesmo é utilizar sua experiência individual,
transformando-a em conhecimento através
da análise sistemática de suas práticas de trabalho, sejam eles individuais
e coletivos.
O professor em certos momentos se assemelha a
este lavrador muitas vezes estigmatizado na sociedade atual e que sabe muito
bem o valor do aprender a aprender
continuamente conforme as circunstâncias exigem.
Valente
se refere a arte de construção do
conhecimento descrevendo que o sucesso está em ser um caçador ativo da informação ou receptor-passivo.
Quer seja um professor ou lavrador devemos ressignificar
nossa aprendizagem continuamente sempre sob o prisma da teoria de fluxo, visto que na atualidade é impossível não aceitar a
inovação midiática como algo que pode produzir excelentes frutos.
Para Blikstein e Zuffo o principal argumento para o uso das TICs na construção do conhecimento é o fato de que o computador, as tecnologias digitais e a
Internet são revolucionários exatamente porque, sendo matéria-prima digital,
multiforme e de relativo baixo custo, podem ser reinventadas no quintal – onde seremos ao mesmo tempo produtores e consumidores.
Ceifar o conhecimento a partir dessas
ferramentas é então o centro deste desafio denominado formação de educador.
AMEI AMIGA !!! BELAS PALAVRAS !!!
ResponderExcluir