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quinta-feira, 12 de julho de 2012

TICs: DESAFIOS DA ESCOLA E DO PROFESSOR



Uma revolução acontece na sociedade atual e com ela uma avalanche de desafios passam a vigorar no plano educacional, mais especificamente no espaço escolar e na vida do professor.
Aprender agora passa pela necessidade de se interelacionar com TICs  aderindo assim as novas formas de alfabetização.
 Este novo mar a ser singrado requer, conforme cita Pozo, novas competências cognitivas[1], permitindo ao cidadão selecionar informações com criticidade, construindo assim um conhecimento provisório.
A escola por sua vez, precisaria se reestruturar, o que para Pozo aconteceria pela “gestão metacognitiva” mediatizada pelo educador, onde o aluno desenvolveria competências como: aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
Tarefa de solução pouco imediatista, o uso das tecnologias para Biaconcini[2], requer dois enfrentamentos mundiais: formação docente para utilizar TICs e “ concepção de currículo”.
Mas qual barco escolher a tempestade chamada era da informação que adentra os bancos escolares? A autora enfatiza a construção de projetos educacionais envolvendo tecnologias.
Para Monteiro[3] escola e o professor devem ter o computador como ferramenta significativa para o aluno produzir conhecimento.
Nesta viagem já iniciada o professor precisa tomar leme e bússola ( as TICs), acreditando que é possível chegar com seus alunos ao porto seguro da cidadania.


[1]Juan I. Pozo refere-se  aos navegantes das tecnologias da informação em seu texto A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento,  p.1.
[2] Maria E. Biaconcini em entrevista ao Jornal do Professor afirma que o currículo deve ser construído e cita o uso de blog como forma de registro de atividades realizadas pelos alunos. P. 2
[3] Aneridis Monteiro cita no texto Interfaces digitais para a organização e representação do conhecimento, o uso de blogs, fóruns, chats, PodCast e a webquest como ferramentas a serem utilizadas. p. 2 e 3.

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