vista parcial Escola Gabriel e Igreja Matriz - Itaberá-SP

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO “MÍDIA-EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO CRÍTICO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM FLORIANÓPOLIS”



A citação do autor de Belloni revela o quanto é imprescindível nesta sociedade do conhecimento a utilização dos recursos midiáticos “(...) não há mídia que não possa ser usada na escola. Posto que estão no mundo,e que são usadas no espaço extra-escolar por alunos e professoras, deveria ser do interesse da escola usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como as usamos. A integração entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis (BELLONI, 2005, p. 9): como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo”.
            Vale lembrar também que não é suficiente utilizar as mídias, visto a importância social que a escola tem na formação dos cidadãos. Portanto duas colocações do autor sobre a utilização delas em sala de aula merecem menção: a questão da abordagem do olhar da escola sobre os temas midiáticos e da relação dialógica entre o que se produz e a intencionalidade que o autor possui com seu texto. A escola além de usar tecnologias não pode deixar esses critérios no esquecimento.

Um comentário:

  1. Olá...

    Parabéns pelo blog.
    Ótima sua reflexão do abordado pela atividade.
    Abraços,

    ResponderExcluir